Repetidora

Repetidora

terça-feira, 17 de maio de 2011

ONU marca Dia Mundial de Telecomunicação

 

O tema deste ano é “Uma Vida Melhor em Comunidades Rurais com Tecnologia da Informação”. De acordo com a UIT, cerca da metade da população mundial vive em condições precárias no campo. Para a agência, investimento em tecnologia e o acesso à banda larga são algumas das formas de combater a pobreza, promover saúde e educação.
Prêmio
Todos os anos, o Dia Mundial de Telecomunicação e da Sociedade de Informação é marcado por uma cerimônia para a entrega do Prêmio de mesmo nome.
A vencedora de 2011 é a presidente da Finlândia, Tarja Halonen. Em julho do ano passado, o país fez do acesso à banda larga um direito de todos os cidadãos.
Os outros premiados são o conselheiro de Telecomunicações do governo da Índia, Sam Pitroda, considerado o pai da revolução de tecnologia da informação no país, e a presidente da entidade, de fins não-lucrativos, Inveneo, Kristin Peterson. Segundo a UIT, ela ajudou a promover projetos de inclusão social no Haiti e em outros 25 países.
O mesmo prêmio já foi concedido pela UIT ao ex-presidente Lula pelos seus esforços em levar a inclusão digital às escolas brasileiras e de proteção de crianças que usam a rede mundial de computadores