Repetidora

Repetidora

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Região do Campo das Vertentes

  A Região do Campo das Vertentes é uma das doze mesorregiões do estado brasileiro de Minas Gerais. É formada pela união de 36 municípios agrupados em três microrregiões formadas pelos principais municípios sendo eles Barbacena, São João Del Rei e Lavras, mas tendo como cidade eixo e pólo regional assim como central a cidade de São João del Rei.
  Esta região tem o nome de Campo das Vertentes pelo fato deste lugar ser, em termos gerais, o início da Serra da Mantiqueira, que surge como um descampado no município de Barbacena, que por sua vez também é chamada de "Campos da Mantiqueira", sendo que nesta região, cujo relevo é formado por mares de morros, nascem e correm fluentemente muitos rios, que contribuem enormemente para a formação de três grandes bacias, duas de âmbito nacional: O Paraíba do Sul e o São Francisco; a de âmbito internacional é o caudaloso Paraná. 
Os afluentes do Paraíba do Sul são o Rio Pomba que nasce nas proximidades de Barbacena e o Rio Paraibuna que nasce na Serra do Ibitipoca. Na Serra do Ouro Branco, contravertente do Rio Piranga, nascem os afluentes do Rio Grande, por sua vez importante tributário do Rio Paraná, o famoso Rio das Mortes e o Rio Elvas; no sentido sul-norte nascem os rios que vertem para o Rio São Francisco; entre Conselheiro Lafaiete e Carandaí, na Serra da Noruega nasce o Rio Paraopeba; em Pedra do Indaiá, serra do Tamanduá nasce o Rio Lambari e o Rio Pará nasce em Desterro. A região compreende uma área de 12.563,667 km².