Repetidora

Repetidora

domingo, 21 de agosto de 2011

Interferências no sinal de rádio.

                                                   
Definição: interferências de radio freqüência(RF) são ondas eletromagnéticas estrangeiras que oscilam no mesmo espectro de freqüência do equipamento receptor. Muitos destes sinais de RF são naturais e viajam por todo universo. Mas a interferência de radio freqüência (IRF) é definida como qualquer sinal “indesejado”, que impede a clara recepção do sinal. Isto significa que uma RFI pode afetar qualquer sistema receptor, tais como televisores, computadores, sistemas de segurança e até abrir portões automáticos.
Interferencias de radio frequencia são difíceis de serem rastreadas. Isso ocorre porque qualquer dispositivo que gere ou use radiofreqüência como parte de suas operações também podem causar interferências de radiofrequência. As interferências são transferidas não somente por ondas eletromagnéticas pelo ar como por cabos das linhas de energia e materiais metálicos. Naturalmente, os equipamentos eletrônicos podem causar interferência como os fornos de microondas, computadores, lâmpadas, aquários, sistemas de iluminação urbano e demais equipamentos.
Para identificar a fonte da interferência é necessário em primeiro lugar determinar se esta é interna ou externa ao ambiente. Esta ainda pode ser causada por condições atmosférica adversas, e neste caso, o que se pode fazer é esperar até que as condições de interferência mudem. Em situações cujo ruído é identificado como interno é possível melhorar o sinal com um filtro de alimentação e uma antena externa acoplada ao aparelho.
As verificações básicas para aparelhos que trabalham em amplitude modulada (AM) ou freqüência modulada (FM) são as seguintes:
·         Verifique as conexões;
·         Desconecte todos os aparelhos locais das tomadas
·         Substitua os equipamentos ou as ligações elétricas destes aparelhos
·         Verifique com os vizinhos se estes estão na mesma situação
Quando são ouvidos vozes ou sons indesejados pelo aparelho, a partir de transmissões de rádio amador ou de outros serviços de rádio é possível que haja estações em movimento nas proximidades tornando estas interferências intermitentes. Rádios com alta seletividade e boa qualidade de transmissão certamente resolverão estes problemas.

CONTRIBUIÇÃO
Dimas Samid Leme
Universidade Federal de Lavras (UFLA - MG)

B.Sistemas de Informação - 9° Período
Técnico em Telecomunicações.
Técnico em Eletrônica.
RádioAmador - PU4BIC -

Tel: (35) 8875-1378
email: dimasufla@gmail.com