Repetidora

Repetidora

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

JOTA JOTI 2012


O JAMBOREE NO AR

Art. 1. JOTA é a sigla de Jamboree-On-The-Air - é uma atividade escoteira mundial, de caráter anual, realizada sempre no terceiro final de semana de outubro, das
00h00 UTC* de Sábado até as 24h00 UTC de Domingo, com a ajuda e participação de estações de radioamador e tem sido uma grande oportunidade para a
divulgação da radiocomunicação entre os jovens, colaborando com o Programa Educativo da UEB, cativando e formando novos radioamadores.
* UTC – Coordinated Universal Time ou Horário Padrão Mundial é baseado em modelos atômicos. Para o Brasil, a Hora Brasília = UTC - 3 horas.

PARTICIPANTES:
Art. 2. Podem participar do JOTA todos os Grupos Escoteiros, regulamente inscritos na União dos Escoteiros do Brasil, através de estações de radioamador próprias
ou com a ajuda de radioamadores convidados, que são os grandes colaboradores dessa atividade.
2.1. O Movimento Bandeirante é convidado especial dessa atividade, em nível mundial, devendo adotar o mesmo procedimento dos Grupos Escoteiros.
2.2. Cada local onde é montada ou utilizada uma estação de radioamador para participar do Jamboree no Ar é chamado de BASE DO JOTA.
2.3. Todos os procedimentos comuns às atividades escoteiras e bandeirantes deverão ser mantidos durante o JOTA. Ex.: inscrições, autorizações, etc..
Art. 3. Os Radioamadores ou Grupos de Radioamadores devidamente licenciados participam com a presença de um ou mais membros do Movimento Escoteiro ou
Bandeirante presentes na estação.
3.1. Patrulheiros da Rodada Sempre Alerta ou da Patrulha BP poderão participar sem a presença de escoteiros, mas devem buscar essa participação.

INSCRIÇÕES e TAXA:

Art. 4. As inscrições para participação no JOTA são feitas APENAS por Grupos Escoteiros ou Bandeirantes, através do site www.jotabrasil.qsl.br .
Art. 5. Cada Grupo Escoteiro ou Núcleo Bandeirante participante deve recolher uma taxa de participação de R$ 20,00 (vinte reais) à UEB.
5.1. O pagamento da inscrição será feito através do Setor de Eventos da União dos Escoteiros do Brasil e os detalhes serão divulgados pelo site do JOTA.
5.2. Para fins de registro nas fichas individuais, essa é uma atividade escoteira mundial e o uso do distintivo segue a orientação do P.O.R..

PROGRAMA da ATIVIDADE:

Art. 6. A Equipe Nacional de Radioescotismo prepara e oferece programas específicos para os Ramos, de acordo com o tema oferecido pela Organização Mundial:
6.1. RAMO LOBO: JOTA Lobo – disponível em  www.jotabrasil.qsl.br
6.2. RAMO ESCOTEIRO: JOTA Escoteiro – disponível em www.jotabrasil.qsl.br ou diretamente em www.jotaescoteiro.com.
6.3. RAMOS SÊNIOR E PIONEIRO: JOTA Sênior/Pi – disponível em www.jotabrasil.qsl.br

ABERTURA E ENCERRAMENTO NO BRASIL:

Art. 7. Para o Brasil, o JOTA tem uma abertura oficial às 21h00 da sexta-feira e o encerramento acontece às 18 horas do domingo, horários de Brasília.
7.1. Essas cerimônias acontecerão na frequência de 7.090 kHz, em 40 metros, em SSB, com transmissão simultânea via UEBradio, UEBtv e Echolink (Sala JOTA-P).

OS JOVENS FALANDO NO RÁDIO:

Art. 8. Durante a atividade, todos os jovens e adultos interessados deverão “FALAR” através da Estação de Radioamador, pois esse é nosso objetivo.
8.1. Os horários mínimos sugeridos pela Organização Nacional são os seguintes:
8.1.1. JOTA LOBO...........:   Sábado, entre 13h30 e 16h30 – idade média entre 7 e 10 anos;
8.1.2. JOTA ESCOTEIRO..:   Sábado, entre 17h00 e 20h00 – idade média entre 11 e 14 anos;
8.1.3. JOTA SÊNIOR/PI....:  Domingo, entre 00h00 e 02h00 – idade média entre 15 e 21 anos.
8.2. Nos contatos, os jovens deverão transmitir seu nome, idade e numeral do Grupo/Região (Ex: 088/AM). Eles transmitirão as Frases do JOTA.
8.3. Para registrar seus contatos, os participantes poderão utilizar uma folha de Log individual (modelo no site), que não será enviada à Organização Nacional.
8.4. Após a atividade, os jovens deverão ser estimulados a confirmar seus contatos através de cartões QSL, com seus dados pessoais para receberem respostas.

RELATÓRIOS DE GRUPOS ESCOTEIROS:

Art. 9. Após a atividade, o Grupo Escoteiro deverá preencher o RELATÓRIO DE GRUPO, detalhando sua participação.
9.1. O preenchimento correto desse relatório é indispensável para que a Equipe de Organização possa apurar a participação nacional.
9.2. Todas as estações visitadas pelos Grupos Escoteiros ou Distritos Bandeirantes deverão ser listadas, assim como os participantes e colaboradores.
9.3. Os diplomas ou certificados de participação serão impressos a partir dos dados informados no Relatório do JOTA, portanto, terão que estar corretos;
9.4. A comprovação da visita à estação será feita através de foto do representante do Grupo/DB, uniformizado, mostrando a estação e o operador, com legenda;
9.5. Grupos Escoteiros ou Bandeirantes não copiam e não enviam LOGs das estações visitadas. Apenas relacionam essas estações em seu relatório;
9.6. Só serão aceitos Relatórios de Grupos feitos através JOTA Software, protocolados e enviados eletronicamente através do site.
Art. 10. Os Grupos Escoteiros e Distritos Bandeirantes farão jus às seguintes bonificações, a serem incluídas no Relatório:
Item Ocorrência da bonificação Bônus Comprovação
13.1. Para cada ESTAÇÃO visitada por representantes do Grupo/DB 50 Foto de jovem uniformizado na estação
13.2. Para cada Membro do Grupo/DB participante 10 Relação nominal no Relatório
13.3. Para cada país contatado durante a atividade 25 Relação dos países no JOTA Soft

DATAS E PRAZOS DA ATIVIDADE – A AGENDA DO 55º JAMBOREE NO AR:

Art. 11. Para melhor desenvolvimento da atividade, a Organização Nacional do JOTA estabelece os seguintes prazos para o 55º Jamboree no Ar:

ESTAÇÕES DE RADIOAMADOR:
   FAIXAS DE EMISSÃO:
Art. 12. Poderão ser utilizadas as faixas de 80, 40, 20, 15 e 10 metros, nos modos Fonia, Telegrafia e Digital, e também o Echolink. Como muitas estações utilizam
contatos através de VHF ou UHF, essas bandas (2m e 70cm) estão autorizadas para contatos, que serão lançados no JOTA Software junto com o Echolink.
12.1.É vetada a operação simultânea de um mesmo indicativo, mesmo que em faixas diferentes.
12.2.Contatos com um mesmo indicativo poderão ser repetidos em faixas diferentes.
12.3.Radioamadores podem partilhar estações, contanto que cada um, obrigatoriamente, confirme pessoalmente seus contatos.
12.4.As estações participantes do JOTA, para facilitarem a troca de QSLs, deverão fazer ou atualizar seu cadastro no site www.hambrasil.com.br.

   CHAMADAS
Art. 13. Os radioamadores deverão chamar CQ Jamboree em Fonia e Digital e CQJAM em Telegrafia. No Echolink, identificar-se com a sigla JOTA.

   LOGs das ESTAÇÕES:

Art. 14. As estações participantes deverão registrar seus contatos através do JOTA Software, preferivelmente, ou do N1MM, conforme orientação específica.
14.1.Os LOGs e o Relatório de Estação deverão ser enviados digitalmente à Organização Nacional, através do site www.jotabrasil.qsl.br.
14.2.Estações que não enviarem LOGs ou que enviarem fora dos padrões, serão desconsideradas na apuração dos contatos e não participarão da classificação;
14.3.Os modelos de LOG apresentados no site servem de referência para as anotações dos contatos, porém, não serão aceitos LOGs em papel para a apuração.
DATAS 2012 PRAZOS E LIMITES Atividade ou compromisso
19 a 21/outubro 3º fim-de-semana de outubro JAMBOREE NO AR – Jamboree On The Air – JOTA
4/novembro 1º domingo de novembro Prazo final para envio de LOGs e Relatórios à Organização Nacional
17 e 18/novembro 3º fim-de-semana de novembro Apuração Nacional do Jamboree no Ar, com ajuda de voluntários
24 e 25/novembro 4º fim-de-semana de novembro Apresentação dos Resultados e emissão dos diplomas aos participantes.
2/dezembro 1º domingo de dezembro Elaboração e envio do Relatório Nacional à Organização Mundial do JOTA.55º Jamboree no Ar
                        Atividade Mundial de 19 a 21 de outubro de 2012

REGULAMENTO DO JOTA
UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL - Coordenação Nacional de Radioescotismo
Avenida 1, 2091 – Rio Claro/SP – 13503-141 - Tel (19) 35249933
www.escoteiros.org.br – www.radioescotismo.com.br – www.jotabrasil.qsl.br

Art. 15. A participação das estações de radioamador segue os procedimentos usuais, com preenchimento de LOGs e Relatório de Participação.
15.1. Cada estação transmitirá, durante a atividade, apenas uma SIGLA (a de maior valor) e o total de PONTOS “a bordo”, de acordo com a tabela abaixo:
15.2. O total de pontos a ser transmitido será a soma de todas as características da estação, acrescentado das pontuações complementares.
15.2.1. As siglas R, RE, RB, PT e IR não podem ser usadas em conjunto com as estações de Grêmios e Clubes.
15.2.2. As siglas DEMO e CAMPO não podem ser utilizadas pela mesma estação e só serão validadas por fotos da atividade no relatório.

   MULTIPLICADORES PARA CONTATOS EM HF:

Art. 16. Dependendo da localização das estações contactadas em HF (regiões do Brasil ou exterior), serão considerados os seguintes multiplicadores:
16.1.Contatos realizados em Echolink, VHF e UHF não usam os multiplicadores, exceto para contatos com o exterior, que usam multiplicador 3, igual ao HF.
Região Estados ou Unidades Federativas Contato N NE CO SE S
Norte AC, AM, AP, PA, RO, RR e TO  N 2 2 3 3 3
Nordeste AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN, SE e IIhas Oceânicas NE 2 1 2 2 2
Centroeste DF, GO, MS e MT  CO 3 2 1 2 2
Sudeste ES, MG, RJ e SP  SE 3 2 1 1 1
Sul PR, RS e SC  S 3 2 2 1 1
Exterior Estações de outros países participantes do JOTA EX 3 3 3 3 3

.
   RELATÓRIOS DE ESTAÇÕES DE RADIOAMADOR:

Art. 17. As estações participantes do JOTA deverão preencher e enviar o Relatório de Estação, disponível no site, à Organização Nacional:
17.1.É necessário relacionar todas as SIGLAS da estação no campo apropriado, anotando a pontuação referente a cada uma delas;
17.2.É necessário relacionar todos os Grupos Escoteiros ou DBs em visita à estação, identificando o numeral e a região;
17.3.A soma de todas as SIGLAS e pontos de Grupos deverá ser igual ao total de pontos informados pela estação durante o JOTA.
Art. 18. São as seguintes as bonificações oferecidas às estações participantes do JOTA, desde que registradas no Relatório da Estação:
18.1.As frases do JOTA serão transmitidas pelos jovens presentes à estação que transmiti-las ou retransmiti-las.
Item Ocorrência da bonificação Bônus Comprovação
10.1 Para cada Grupo Escoteiro ou DB inscrito no JOTA, presente à estação 50  Relatório de Estação
10.2 Para cada FRASE anotada corretamente durante a atividade 10  Relação das Frases no JOTA Soft
10.3 Para cada PAÍS contatado durante a atividade 25  Aba do JOTA Soft e Relatório de Estação

   APURAÇÃO:
Art. 19. Será feita de acordo com as informações enviadas pelos participantes à Organização Nacional, por uma equipe de voluntários, na data agendada.
19.1.O Relatório de Estação informa todas as características da estação participante e as bonificações a que fez jus;
19.2.O JOTA Software gera o arquivo eletrônico de Logs, com o registro de todos os contatos realizados pela estação;
19.3.Preferivelmente deverá ser usado o JOTA Software, mas os Logs no formato Cabrillo, gerado por outros softwares, poderão ser aceitos;
19.4.Os contatos com outras estações só serão validados através dos Logs enviados por elas, caso contrário, serão desconsiderados.
 
   CLASSIFICAÇÃO:
Art. 20. A classificação dos participantes será feita em função do total de pontos apurados e premiada nos seguintes níveis:
20.1.Radioamadores das Classes A, B, C, operando em HF - Fonia – SSB, classificados em 1º, 2º e 3º lugares nacionais;
20.2.Estações da Classe G, ou seja, estações de Grêmios, Clubes e Associações, classificadas em 1º, 2º e 3º lugares nacionais;
20.3.Estações de qualquer Classe ou tipo, que trabalharem através do Echolink, VHF e/ou UHF, classificadas juntas em 1º, 2º e 3º lugares nacionais;
20.4.Grupos Escoteiros e Distritos Bandeirantes classificados em 1º, 2º e 3º colocados nacionais;
PREMIAÇÃO NACIONAL:
Art. 21. A União dos Escoteiros do Brasil – Radioescotismo fará a entrega da premiação da seguinte forma:
21.1.Em cerimônia(s) específica(s) para essa finalidade, caso exista oportunidade e viabilidade, privilegiando os principais vencedores e/ou;
21.2.Durante o Congresso Nacional Escoteiro do ano posterior, em cerimônia apropriada.
PREMIAÇÃO REGIONAL:
Art. 22. As Regiões Escoteiras são estimuladas a realizar a premiação regional, no mesmo formato do nível nacional, se assim decidirem.
ORIENTAÇÕES FINAIS:
Art. 23. O desrespeito às normas deste regulamento, ou às normas do Serviço de Radioamador, ou ao P.O.R., poderá levar à desclassificação.
Art. 24. Denúncias acompanhadas de provas e casos omissos serão julgadas pela Organização Nacional do JOTA e sua decisão será soberana.
Art. 25. Este regulamento é válido para o 55º JOTA, revogando-se todas as disposições anteriores e/ou contrárias.
Com a sua participação, este JOTA será o melhor de todos !!!


UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL
Escritório Nacional
Fone/fax: (41) 3353.4732
ORGANIZAÇÃO NACIONAL DO JOTA
Ronan Augusto Reginatto – PY2RAR
Fone: (19) 3524.9933
e-mail...: ueb@escoteiros.org.br e-mail...: jota@radioescotismo.com.br