Repetidora

Repetidora

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Sistema de Monitoramento da IARU no Brasil


 A LABRE, Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, através do GDE, Grupo ad-hoc de Gestão e Defesa Espectral, reabriu para o período compreendido entre os dias 21 de maio e 21 de junho de 2014 os formulários referentes ao Sistema de Monitoramento da IARU no Brasil (International Amateur Radio Union - Monitoring System).
A ação tem como objetivo possibilitar que os radioamadores informem sobre ocupação espectral irregular encontrada nas bandas de radioamador, especialmente a respeito de estações de outros serviços que invadem o espectro através de operações clandestinas, provocando interferências prejudiciais.
As informações deverão ser apenas referentes às manifestações encontradas nas faixas outorgadas para o Serviço de Radioamador pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações.
Os logs poderão ser compartilhados institucionalmente com a IARU e autoridades competentes, especialmente as reportagens com maior volume e precisão de dados. A identidade do escuta será preservada.
Pela primeira vez o formulário também estará em inglês para atender informações concedidas por radioamadores estrangeiros que operarão no Brasil durante a Copa do Mundo, ou receber reportagens vindas do exterior sobre interferências provocadas por estações clandestinas brasileiras em HF. São também esperadas informações de outras entidades membro da IARU.
O Sistema de Monitoramento da IARU é uma tradicional rede de radioescutas presente em diversos países através das entidades membro da IARU, em integração com outras estações monitoras e serviços congêneres.

Para acessar o formulário e colaborar com informações, visite: http://www.radioamadores.org/interativo/interativo.htm

fonte:LABRE/GDE