Repetidora

Repetidora

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Saiba o que é a Brigada1




Brigada 1 - Combate Voluntário a Incêndios Florestais

A B1 reúne voluntários preocupados com os danos causados pelos incêndios florestais aos recursos naturais e à sociedade. São pessoas de diferentes níveis sociais, econômicos e profissionais que se uniram e se organizaram para desenvolver ações de prevenção e combate às queimadas. Todos os voluntários da ONG são treinados antes de se tornarem brigadistas e poderem realizar o combate direto aos incêndios florestais, sejam em Unidades de Conservação – UC’s, áreas rurais ou terrenos particulares.
Atua desde 2001 em diversas regiões do Estado de Minas Gerais e constituiu-se como Organização Não Governamental - ONG, em 2003, tendo sua sede em Belo Horizonte. Seu trabalho tem sido desenvolvido através de diversas ações e parcerias com o poder público, empresas e outras entidades sem fins lucrativos.
A B1 também estimula as discussões junto aos órgãos estaduais e municipais responsáveis pela política e pelas ações de prevenção e combate a incêndios. Realiza ainda campanhas de mobilização e sensibilização sobre os riscos e danos causados pelo fogo nas áreas naturais e promove treinamento de brigadistas em empresas e condomínios. Anualmente, desenvolve vários projetos de prevenção a incêndios, tais como blitz educativas e plantões, disponibilizando brigadistas imediatamente em caso de incêndio, e a participação em Conselhos Consultivos, além de caminhadas na natureza.
Sua atuação em Minas Gerais se tornou tão importante e reconhecida que foram criados núcleos com brigadistas treinados nos municípios mineiros de Ouro Preto, Sacramento, Mateus Leme e São João Del-Rei. Além disso, alcançou assento nos Conselhos Consultivos das seguintes Unidades de Conservação:

Área de Proteção Ambiental da Cachoeira das Andorinhas
Área de Proteção Ambiental Sul
Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço
Parque Estadual Serra do Rola Moça
Parque Estadual Serra Verde
Parque Estadual do Itacolomi
As atividades de prevenção e combate são realizadas, principalmente, no interior e entorno das UC’s existentes nas regiões onde há Núcleo da Brigada 1, tais como:
Parque Estadual Serra do Rola-Moça: Belo Horizonte, Nova Lima, Brumadinho, Ibirité
Parque Estadual da Baleia: Belo Horizonte;
Parque das Mangabeiras: Belo Horizonte;
Parque da Serra do curral: Belo Horizonte;
Parque Estadual Crianças se saem bem quando mães trabalham fora, diz estudorra
Verde: Belo Horizonte e Santa Luzia;
Parque Estadual do Sumidouro: Pedro Leopoldo;
Parque Estadual do Itacolomi: Ouro Preto;
Reserva do Uaimii: Ouro Preto;
SERRA DO LENHEIRO: SÃO JOÃO DEL REI;
Parque Nacional da Canastra: Sacramento, São Roque de Minas;
RPPN Santuário do Caraça: Santa Bárbara de Cocais;
RPPN Mata do Jambreiro: Nova Lima;
Serra da Moeda: Moeda, Brumadinho;
Parque Nacional da Serra do Cipó: Santana do Riacho, Jaboticatubas;
FLORESTA NACIONAL DE RITÁPOLIS:RITÁPOLIS;
REFÚGIO DA VIDA SILVESTRE LIBÉLULAS DA SERRA DE SÃO JOSÉ: TIRADENTES,SANTA CRUZ DE MINAS e PRADOS;
Parque Municipal Cachoeira das Andorinhas: Ouro Preto.

A B1 tem ampliado a sua área de abrangência com o objetivo de contribuir para a conservação dos recursos naturais e da qualidade de vida em vários pontos do Estado de Minas Gerais.

O GRUPO DE RADIOAMADORES DO CAMPO DAS VERTENTES PARABENIZA A TODOS DA BRIGADA1 PELO BELO TRABALHO FEITO EM NOSSA REGIÃO, A TODOS OS ENVOLVIDOS OS NOSSOS AGRADECIMENTOS.