Repetidora

Repetidora

sábado, 21 de novembro de 2015

A importância do Radioamadorismo.



Todas as pessoas que denominam-se de radioamadores, são aquelas pessoas que tem pôr interesse próprio as radiocomunicações e com espírito recreativo estuda, experimenta e pratica com equipamentos projetados industrialmente ou construindo artesanalmente seu transceptor para exercer suas atividades com conhecimentos tecnológicos.

O radioamadorismo também promove um passatempo sadio e benéfico para todos, sem importar idade, sexo, raça, condição social, também promovendo a amizade entre os povos ao oferecer a possibilidade de estabelecer contatos internacionais de forma regular direta de pessoa a pessoa, além de que este “hobby” não reconhece barreiras ou seja : etnias religiosas ou culturais, limites geográficos ou econômicos ou outras, constituindo uma ponte única e sem paralelo na experiência humana entre os povos de diferentes nacionalidades ao redor do mundo, portanto o radioamador é um Embaixador da pátria, do pais que esta representando e que através das ondas de rádio com os seus equipamentos vem unir estes povos.

Antes da Internet e dos telefones inteligentes, os radioamadores já estavam falando, provando, e compartindo durante décadas.

Porem apesar dos serviços comerciais o radioamadorismo continua atraindo as pessoas de todo o mundo proporcionando comunicações nacionais e internacionais de forma gratuita.

E devido a não necessitar de uma infra-estrutura de apoio preestabelecida, é a sagacidade destes radioamadores que os fazem comunicar-se com amigos de todo o mundo e também do espaço.

É mais que um simples hobby, amadorismo ou passatempo; um radioamador é um servidor público,

Nas emergências tem conseguido salvar vidas graças a este amadorismo, (um furacão aqui, um remédio que não encontra-se em determinado pais ali, um barco a deriva mais acolá, etc.), também torna-se um embaixador de seu pais de povo a povo, pôr outro lado é um experimentador nato, com uma vontade de inventar sempre, com a construção de antenas, rádios etc. Ate a poucos anos, o radioamador era requerido com muita freqüência para o envio de mensagens urgentes.

As comunicações telefônicas naquela época eram lamentáveis e demoradas, as chamadas de pouca distância levava horas para serem completadas, as de longa distância ate dias de espera.

Nesta época, inclusive, as comunicações dos radioamadores eram mais confiáveis, eficientes, estáveis e rápidas do que a que podia-se estabelecer via telefone.

Para servir a guisa de exemplo anoto aqui que a antiga Telesp , informava uma demora de 45 minutos a 1 hora para fazer uma simples ligação telefônica com a vizinha localidade São Bernardo do Campo S.P., município que localiza-se a 30 kilometros do centro da Capital de São Paulo. Para estabelecer um contato via telefone com outras capitais do Brasil levava-se um dia inteiro de espera, as vezes ficava para o dia seguinte. Isso não estava acontecendo em 1900 ou antes, mas bem recentemente em 1990.

Da sua estação radioamadora as vezes ainda construída pôr suas próprias mãos, e muitas vezes assessorado pôr um profissional gabaritado, o radioamador consegue contatar-se e enviar uma mensagem em minutos para qualquer parte do pais ou do mundo, de onde outro radioamador prestativamente o atende e ainda prontifica-se a entregar a mensagem pessoalmente no domicilio do destinatário de forma pessoal e desinteressada.

Mensagens estas para prevenir, para fazer chegar medicamentos e assistência a lugares impossíveis, para ajudar as pessoas necessitadas, para reunir famílias dispersas, e para tantos outros fins nobres e desinteressados.

A maioria destas mensagens consistiam em avisos de familiares doentes, acidentes, falecimentos, e outros mais agradáveis como : aniversários, nascimentos, ou ainda alguma solicitação de medicamentos (muitas vezes raros e difíceis de encontrar), que de outra forma nunca chegariam a tempo e o radioamador transmite sempre da mesma forma a boa ou a má noticia. Vamos ler uma vez mais, uma historia real de radioamador, acontecida na Europa já a algum tempo no passado, esse fato que realmente aconteceu, gerou a produção de um filme cinematográfico francês da fase do “cinema realista” tornando-se uma verdadeira homenagem a todos os radioamadores do mundo.

O filme "Se todos os Homens do Mundo" constitui um exemplo de mentalidade humanista, com um tema que representa, por si mesmo, uma unidade didática, estimulante e inspiradora, a Filmsonor S.A. distribuiu internacionalmente este filme francês da “Ariane-Filmsonor-Francinex”, no 2º trimestre de 1955, tendo como titulo em francês (Si Tous Les Gars du Monde, onde seu diretor Christian Jacque retratou, com muita competência, no formato Preto e Branco).


O filme resumido é assim :
Foi o drama vivido por tripulantes de um pequeno barco pesqueiro, acometidos por botulismo, no Mar do Norte, doença esta provocada pela ingestão de carne deteriorada.

Somente um soro obtido no Instituto Pasteur em Paris poderia salvá-los. Através de um circuito de radioamadores, mobilizam-se algumas pessoas que, aos poucos, vão ampliando o âmbito de ação.

Apenas um dos tripulantes, o único que não provara o alimento envenenado, continua de pé, e estava são, conseguindo passar por rádio uma mensagem de socorro que foi captada por um radioamador, que fez contatos com outros radioamadores, formando uma corrente internacional, que possibilitou que chegasse aos tripulantes o soro salvador.

Era justamente o elemento desprezado pelos demais tripulantes e que, afinal, se atira nas águas geladas do Mar do Norte para recolher a vacina...


A simplicidade, o realismo e o suspense imprimem intensidade dramática ao filme, ao mesmo tempo que por ele perpassa um grande sopro de solidariedade humana.

Indivíduos de diferentes nacionalidades, importantes companhias de aviação, um jovem radioamador de Paris, um cego de guerra em Berlim, um piloto de caça soviético, civis e militares, homens e mulheres, todos se movimentam a fim de salvar um punhado de vidas humanas e o conseguem, após denodados esforços.

Efeitos especiais dão-lhe um tom de documentário elaborado, repleto de indícios sugestivos, realçados por uma simbologia eficaz.

Quantas lições para os adolescentes, que despertam para os problemas mundiais! "Se Todos os Homens do Mundo", focaliza o heroísmo anônimo, apagado, demonstrando o que poderia ser o panorama mundial, se houvesse um pouco mais de boa vontade entre os homens, como no radioamadorismo, é um filme cujo tema é a solidariedade, e deveria voltar a ser exibido nos dias de hoje.

Temos vários episodios da Importancia do Radioamador, como O Furação “Katrina”, em Nova Orleáns, o deslizamento de morros provocados pelas chuvas no Rio de Janeiro,Enchentes no estado do ES, rompimento de baragem em Mariana - MG,  terremoto no Chile, onde foi interrompido as comunicações telefônicas, dos celulares, e da internet e outros serviços.E assim estão os radioamdores sempre alertas

Foram os radioamadores que tiveram uma atuação relevante, onde passaram mensagens levando a tranqüilidade a muitos familiares que de imediato ficaram incomunicáveis, desconhecendo a sorte de seres queridos na zona do desastre, os radioamadores colaboraram eficientemente recebendo e retransmitindo informações da Rede de Emergência Chilena.

Essa tarefa de servir a comunidade, que faz com dedicação, afeto, e vocação de serviço, com um alto conceito de ética, amizade e dignidade humana. É conhecida a tarefa comprida pelos radioamadores nos casos de catástrofes naturais e de todo tipo de emergências, nas quais na maioria das vezes são os radioamadores os primeiros a dar a voz de alerta. J

á que nestas catástrofes o primeiro a faltar nestas circunstancias é a energia elétrica, sobrevindo a incomunicabilidade total dos computadores que não funcionam, e muito menos as repetidoras dos celulares.

O radioamador conectando simplesmente uma bateria em seu equipamento esta apto e em condições de sair ao ar com a segurança de que será ouvido por todos.

Vale apena assistir ao Filme francês sobre radioamadorismo,em preto e branco com legendas em espanhol.


Fonte Autor : Mário Keiteris - PY2 M X K