Repetidora

Repetidora

Resende Costa-MG

História e Cultura


Um rancho erguido para abrigar tropeiros e viajantes na primeira metade do século XVIII deu origem ao pequeno povoado de Lage, hoje Resende Costa. A Capela Nossa Senhora da Penha de França foi erguida em 1749 e, em torno dela, foram construídas oito casas para abrigar as primeiras famílias que se estabeleceram na região, entre elas a do inconfidente José de Resende Costa.
A população dedicava-se ao plantio de gêneros alimentícios e à criação de gado. Em 1831 o povoado contava com 1.243 habitantes, entre homens livres e cativos, sendo elevado à categoria de paróquia em 1840 por causa do grande número de fiéis que freqüentavam sua igreja.
Em 1911 o povoado de Lage ganhou sua autonomia como município, recebendo o nome atual - uma homenagem aos inconfidentes (pai e filho) que ali viveram. Nesta época, o município experimentou maior desenvolvimento econômico, favorecida por sua localização no entroncamento de várias estradas para a zona Oeste de Minas Gerais. A atividade industrial desenvolveu-se a partir da produção de açúcar, manteiga, polvilho, aguardente, calçados e arreios.
Hoje o município vive quase somente do artesanato têxtil, confeccionando colchas, tapetes e outros artigos para casa em teares manuais. A maioria da população tece ou vende esses trabalhos, produzidos com sobras de malhas das indústrias nacionais. Várias lojas e, ainda, uma interessante oficina de móveis feitos com madeira de demolição vendem o artesanato local.
Construída sobre uma rocha, a cidade oferece privilegiada vista panorâmica e goza de prestígio junto a espiritualistas. Ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, moradores e visitantes podem caminhar sobre a grande 'laje' e apreciar a paisagem montanhosa da região.
Ao entrar em Resende Costa, o visitante já de depara com um bonito colorido nas janelas das casas e nas portas do comércio. São as cores do seu notável artesanato têxtil. O município transpira as técnicas de trabalho no tear manual trazidas para a Colônia pelos portugueses. Raras eram as mulheres na Capitania das Minas que não dominavam o processo da tecelagem que, na época, era utilizada para fabricação de peças de uso doméstico.
Resende Costa preservou tão bem essa arte, que hoje ela se tornou importante para a sua economia, deixando de ser uma atividade feminina para envolver famílias inteiras. A produção local pode ser adquirida no comércio de vários estados brasileiros e até no exterior. É um trabalho que atrai turistas e lojistas de toda parte que ali encontram um tear mineiro autêntico, bonito e de qualidade.

 Artesanato


E de grande tradição o artesanato de Resende Costa, que vem se aperfeiçoando, e agradando cada vez mais o turismo, que é crescente. Representando a arte de Resende Costa, e se deslocando para longe, abrigando o passado, mostrando o presente, e construindo o futuro. O artesanato da cidade e representado por diferentes estilos, e é sempre com a mesma base: ´´Uma habilidade incomparável``. Da madeira esculpida à agilidade das mãos de nossos tecelões. Proporcionando um agrado coletivo.

Hino do município

Composto por Abel Lara:
Sob as bênçãos da Virgem da Penha, Tu surgiste, Ó Cidade Rochedo, Dominando estas plagas sem brenha, Onde a aurora desperta mais cedo.
Resende Costa altaneira, Berço de heróis nacionais, Tens a riqueza primeira Nos teus valores morais. Beija-te a brisa constante Numa carícia a vagar. És o mais belo mirante, Que Deus já pôde criar.
De teus filhos heróis tens o nome. Teu passado de glória se tece E teu povo de fé se consome, No trabalho diário e na prece.
Os recursos reais desta gente Vão além de modesto mercado: São labores de rosto contente, No cultivo da terra e do gado.
No minério em teu solo seguro, Com jazidas de raras riquezas, Há promessas de bens que o futuro Tornará sem demora em certezas.
Teus encantos, cidade das lajes, Quando o sol no horizonte aparece. Na paisagem que muda de trajes, Fazem quadro que nunca se esquece.

 Geografia


 Bairros

  • Nossa Senhora Aparecida
  • Bela Vista
  • Canela
  • Centro
  • Expedicionários
  • Horto
  • Jardim
  • Nossa Senhora da Penha (Asfalto)
  • Nova Resende
  • Novo Horizonte
  • Pôr do Sol
  • Santa Terezinha
  • Santo Antônio (Beira-Muro)
  • São José
  • Várzea
  • Tejuco (Nova Brasília)

 Distritos


 Hidrografia

Drenado pelos rios Pará, Santo Antônio, Peixe e Brumado que pertencem às bacias do São Francisco e Rio Grande, o município apresenta ao longo dos cursos desses rios, muitas galerias ou ciliares que, juntamente com os cerrados, completam a cobertura vegetal de Resende Costa.

 Rodovias

 Religião



 Nossa Senhora da Penha de França
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França
Os católicos tem como padroeira do município Nossa Senhora da Penha de França, que é festejada por eles no dia 1º de setembro. As homenagens à Mãe de Deus começam no dia 23 de agosto de cada ano, com o início da novena à padroeira do município, que é rezada durante os nove dias logo após a Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, que cada dia conta com a participação de uma escola do município, povoado, movimentos pastorais entre outros. No dia da padroeira, as festividades começam às 00:00h com repique de sinos e queima de fogos, assim como às 05:00h e às 12:00h. São celebradas missas pela manhã e o encerramento da festa acontece com a celebração da Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano sucedida por uma procissão com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas do município rochedo.
Outras festas católicas de destaque do município são a sua Semana Santa e a festa de Nossa Senhora do Rosário, que conta com a participação de várias bandas de Congado.
O município conta com a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França (Bairro Centro), a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Centro), e as capelas de Santo Antônio (S. Antônio), São Judas Tadeu (Várzea), Nossa Senhora de Fátima (Bela Vista) e Nossa Senhora Aparecida (2 de Junho) e a Capela Nossa Senhora da Conceição (Tejuco), além das várias que se encontram nos povoados.
O atual pároco do município é o Pe. Éder Sebastião Santos e o vigário é o Padre Raimundo Inácio que atua no Distrito de Jacarandira.

 Música



Resende Costa também conta com diversos grupos musicais, como as duas corporações musicais centenárias da cidade, a Banda de Música Santa Cecília(fundada na década de 1860) e o Coral e Orquestra Mater Dei(provavelmente fundado em meados de 1900), bandas de rock, grupos de música sertaneja raiz e universitária, corais, grupos de congado, etc.
Em setembro de 2010 surgiu um importante grupo de músicos que se denominaram Movimento Arena Cultural. O MAC tem realizado vários eventos juntando todos os estilos musicais com teatro e dança. Também realiza movimentos de engajamento social. Importantes bandas tem se destacado do cenário musical como Insignes, transtornados, Mitts, no Pop Rock, Heitor e Quinzinho, Banda do Chá Preto, no sertanejo de raiz.

A música sacra deu a Resende Costa diversos compositores ilustres no período áureo do barroco mineiro, como Seu Quinzinho e Dona Guiomar. Já o famoso compositor mineiro Manoel Dias de Oliveira criou parte de sua obra no Arraial da Laje, povoado que deu origem a cidade, pois era o capitão militar do lugarejo.

 Comunicação


Rádio Inconfidentes FM Fundada em 02 de junho de 2.003,extamente, no dia do aniversário da cidade, pelo presidente da Acradatec Joaquim de Sousa Lima. Possui uma programação diversificada, voltada para os interesses da população, funcionando na frequência 87,9 irradiando seu som para todo o município.

 Exposição agropecuária



É tradição, já há quase trinta anos,realizar-se em meados do mês de julho,a Exposição Agropecuária de Resende Costa, constituindo assim, em uma das maiores atrações da região.Eventos como, concurso leiteiro, mostras do artesanato local,rodeios,shows com cantores de projeção nacional,barracas,parque de diversão, concursos diversos, etc…, fazem parte deste monumental acontecimento que reúne milhares de pessoas de toda região do Brasil. O evento finaliza, sempre em um domingo, com um tradicional desfile, pelas ruas da cidade, de dezenas de carros de bois, seguindo-se de rodeio e shows até o final da noite. A cidade possui um local público, denominado Parque do Campo, cuja fundação deu-se sob a liderança ds irmãos e Professores Geraldo Magela e Ênio Resende.

 Esportes

Resende Costa possui um dos melhores torneios de futsal da região, o Torneio de Inverno, que acontece todos os meses de julho, e conta com times amadores da cidade e da região. Destaque para os times locais do Rosário, Parma, Íbis e Nem Óio que sempre estão defendendo o nome da cidade.
No futebol, Resende Costa possui dois times com grande tradição nos campos da cidade e região. Os times do Boca Júniors e Expedicionários.

 Carnaval



O Carnaval de Resende Costa é uma das principais festas da cidade que vem se destacando no roteiro das cidades históricas mineiras. Ele sempre tem seu início cerca de uma semana antes do carnaval oficial através da realização de blocos caricatos.